Orientação Vocacional 169

O QUE A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL TEM A VER COM QUEM VOCÊ VAI SE TORNAR?

Será que devo escolher a profissão que me der prazer, ou aquela que me der recompensa financeira? Quais são as minhas habilidades e talentos? Qual é a profissão que mais oferece oportunidades no mercado de trabalho? Se eu não gostar do curso escolhido, será fácil mudar depois? Será que devo deixar meus pais, amigos, ou professores influenciarem a minha escolha?

Orientação Vocacional

É nesse momento de indecisões e conflitos para a escolha da profissão que a Orientação Vocacional é fundamental. Não somente porque abre as possibilidades para uma escolha mais adequada com o seu perfil, mas porque ajuda a encontrar as respostas para todas essas perguntas através de processo chamado autoconhecimento, ou como se costuma dizer, “um olhar para dentro de si mesmo”.

Embora seja fantástico, esse processo nem sempre é fácil; pois as pessoas não estão habituadas a se perceberem, a terem um olhar mais atento para descobrir quem são e o que querem. Por esse motivo, o profissional capacitado em orientação vocacional realiza testes e dinâmicas para trazer luz àquilo que não se consegue ver sozinho como qualidades, defeitos, talentos, interesses e o significado de trabalho para cada um. De acordo com Müller:

“chegar a uma escolha vocacional supõe um processo de tomada de consciência de si mesmo e a possibilidade de fazer um projeto que significa imaginar-se antecipadamente cumprindo um papel social e ocupacional” (Müller, M 1988: 141).

Quando o indivíduo adquire consciência de quem é, de sua personalidade, fica muito mais fácil escolher quem quer se tornar, pois a partir desse conhecimento há mais condições de olhar para o mercado de trabalho com confiança e clareza do papel que se quer exercer e do legado que se quer deixar no mundo e na vida das pessoas a volta.

Orientação Vocacional

Como se sabe, o trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro; é onde se investe tempo, energia e saúde. A atividade laboral está muito ligada à identidade, é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que, quando se trabalha, constrói-se algo imprimindo-se uma marca pessoal, também se é moldado pelo trabalho, daí surge a importância de fazer a orientação para que a escolha não seja decepcionante, mas que a profissão escolhida seja uma forma de potencializar a sua forma de ser no mundo.

 

Curta e compartilhe a Revista X!
0
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista X na Brazil Quality Summit 2018 182

No dia 10 de Maio 2018 aconteceu no hotel Windsor na Barra da Tijuca a XI edição do Brazil Quality Summit, um evento organizado pelo Latin American Quality Institute (LAQI) com o intuito de formentar a qualidade total de empresas brasileiras.

LAQI

O Latin American Quality Institute, além de ser a responsável pelo Brazil Quality Summit, é uma organização privada, sem fins lucrativos, que foi fundada no Panamá em 2007, possuindo como objetivo levar poder ao corpo empresarial latino-americano e proporcionar inteligência empresarial por meio de um modelo de excelência, alinhado com tendências mundiais.

XI EDIÇÃO DO BRAZIL QUALITY SUMMIT

A XI edição do Brazil Quality Summit teve como desafio transformar negócios. Criar impacto em longo prazo para as empresas e para a sociedade além de premiar as empresas que se destacaram em 2018.

Durante o evento os convidados puderam participar de diversas conferências destinadas a promover a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) na atividade diária das empresas, seus integrantes, stakeholders e esfera de influência, com a finalidade de conseguir o futuro que queremos até 2030.

O ciclo de conferências começou às 15h, com as boas vindas de Daniel Maximilian da Costa, CEO & Founder do Latin American Quality Institute, às 15h15min estava programado para começar a conferencia com Daniel Brizon que veio falar sobre Qualidade Total e Gestão Humana, para isso Daniel usou seu grande talento como palestrante mesclando seus dons em ilusionismo para falar sobre como incorporar uma gestão de qualidade e empoderamento de talento humano de acordo com as ODS 3 (Saúde e bem estar), 5 (Igualdade de gênero) e 8 (Trabalho decente e crescimento econômico).

Logo após, foi a vez de Julio Araujo palestrar sobre RSE e Impacto nos negócios, para isso Julio falou sobre como obter objetivos de impacto triplo empresarial aplicando as ODS 10 (Redução das desigualdades), 12 (Consumo e produção responsável), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 15 (Vida terrestre). Sua conferência mostrou a todos como o consumo irresponsável prejudica nosso pais e o futuro da humanidade, e que são necessárias medidas extremas para diminuir esse consumo o quanto antes, ou em pouco tempo, com o crescimento populacional, nosso planeta não será suficiente para todas as nossas “necessidades”.

 

Tivemos ainda a especialista Ana Cristina Campelo falando sobre Marketing e vendas com comunicação corporativa. Ela apostou em um apelo mais emocional para falar sobre como estabelecer um plano de comunicação que transfere na imagem e resultados da campanha os ODS 10 (Redução das desigualdades), 12 (Consumo e produção responsável) e 17 (Parcerias e meios de implementação), seu vídeo final com certeza deixou a todos que estiveram presentes bastante emocionados.

Após a palestra de Ana Cristina Campelo tivemos um painel de discussão onde os especialistas dos painéis anteriores iriam esclarecer dúvidas dos participantes.

Às 18h15min estava previsto para começar o Coffee Break, um momento para os convidados interagirem, tirarem fotos, darem entrevistas. Inclusive a Revista X montou um rápido estúdio no local para que os empresários junto com as suas famílias e convidados pudessem registrar em uma foto profissional aquele dia.

E Então foi chegado o momento mais aguardado, a Cerimônia Central que iria conceder o prêmio Empresa Brasileira do Ano 2018 para seus convidados e a Escolas Digital Max foi contemplada com o troféu de reconhecimento no ramo de educação, através de seus esforços e dedicação no compromisso publico com a qualidade e excelência dos serviços oferecidos.

ESCOLAS DIGITAL MAX

O grupo Digital Max é uma instituição de ensino profissionalizante que atua nos segmentos de informática, idiomas, empreendedorismo e petróleo & gás, visando capacitar o jovem para o mercado de trabalho.

 

Com 5 unidades distribuídas entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Digital Max já formou mais de 100 mil alunos em quase 15 anos de atuação, se tornando assim um dos principais nomes na área de cursos livres do mercado. Os alunos que se formam na Digital Max são preparados para o mercado de trabalho, inclusive, é comum, alguns ex-alunos se tornarem colaboradores da empresa após sua formação.

REVISTA X

Uma surpresa para nós da Revista X aconteceu no final da noite, já quase no fim da premiação, fomos chamados ao palco para receber um troféu de reconhecimento por nosso trabalho desenvolvido, no ramo de comunicação.

A Revista X se sente muito honrada pelo prêmio, pois apesar de ser uma revista existente a pouco tempo no mercado já obtivemos esse reconhecimento tão estimado de uma organização tão importante quanto a LAQI e essa premiação com certeza refletirá em uma dedicação ainda maior para trazer as melhores novidades aos nossos leitores.

Curta e compartilhe a Revista X!
0

Quando a Qualidade Faz a Diferença 126

Empresa se firma no mercado como uma das mais importantes no ramo de cursos livres e ganha título reconhecido internacionalmente.

Uma escola que transforma jovens em profissionais de sucesso.

Acesse: www.escolasdigitalmax.com.br

Fazer a diferença, esse sempre foi o intuito da Digital Max, desde sua fundação.  Ser nacionalmente reconhecida, como uma escola profissionalizante de excelência, é sem dúvidas, uma das maiores vitórias dos idealizadores Claudio Rodrigues e Ronaldo Souza, ao criar os cursos livres da Digital Max (DMX), há 13 anos. Começando apenas como um curso de informática, os sócios, vendo a necessidade dos jovens, se aperfeiçoaram sendo diferentes dos demais, implementando em suas escolas os cursos de robótica, software livre, empreendedorismo e inglês.

Todo o trabalho resultou na DMX, que atualmente conta com mais de 3000 alunos em 5 unidades entre Rio de Janeiro e São Paulo e uma equipe com mais de 120 profissionais qualificado,  com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Além dos ensinamentos dentro de sala, o diferencial da DMX é buscar o entrosamento entre todas as unidades, através de eventos que ocorrem no decorrer do ano, como a Copa DMX e a escolha do Garoto e Garota Digital Max, além da Revista X, que abre espaço para alunos e professores interajam ainda mais:

“A Revista X, nasceu no ano de 2017 e estamos indo para a quarta edição completamente reformulada e com maior interação digital. A ideia inicial era um produto voltado para a Digital Max. Com a primeira edição tivemos a grande surpresa, a repercussão da revista foi surpreendente, colocando anunciantes e colaboradores. Dessa maneira, a revista toma outro atingindo não só a DMX”.

O programa Empresários de Sucesso, exibido pela Record News, foi conhecer todo o projeto e diferencial da Digital Max. O programa, no ar há mais 12 anos em rede nacional, traz reportagens com empresários de todo o Brasil que atuam em diversos setores. Com mais de 100 mil alunos formados, a Digital Max se tornou um dos principais nomes na área de cursos livres do mercado.  Além de formar profissionais para o mercado de trabalho, a Digital Max aposta em seus alunos para um crescimento dentro da empresa, como no caso da ex-aluna e hoje colaboradora, Letícia França. “Fiz um prova na unidade e consegui a nota máxima. Com o curso de formação de auxiliar administrativo, fui convidada a fazer parte do time da Digital Max.” 

Todo esforço realizado em tornar a Digital Max em uma das mais renomadas empresas no ramo de cursos livres do mercado foi reconhecido através de um dos principais encontros empresariais do mundo: A Brazil Quality Summit, idealizado pela Latin American Quality Institute (LAQI). A LAQI é uma organização privada, fundada na Cidade de Panamá no ano de 2001. Seu principal objetivo é o incentivo e apoio à competitividade das empresas e organizações latino-americanas. A Quality Summit (Conferência da Qualidade) é um evento empresarial realizado anualmente em diversos países. Congrega os líderes do contexto corporativo no qual se desenvolvem, com o propósito de compartilhar informações e conhecimentos, além de reconhecer o trabalho realizado em suas gestões de qualidade. A Digital Max, através de seus idealizadores, será contemplada com o troféu de reconhecimento, na categoria Empresa Brasileira do Ano, no ramo da educação, que destaca o compromisso público com a qualidade e excelência dos serviços oferecidos.

A Digital Max segue servindo de exemplo no mercado do empreendedorismo e sempre pensando no melhor para seus alunos e colaboradores. Na contramão dos demais cursos, a Digital Max tem, no seu diferencial, o seu atendimento. Prestativa e com uma equipe qualificada, a escola busca sempre proporcionar acolhimento aos seus alunos e colaboradores, mostrando que crescimento não se faz apenas dentro de sala de aula.


Acesse: www.escolasdigitalmax.com.br

Curta e compartilhe a Revista X!
0